NOSSA LOCALIZAÇÃO

Av. João Felipe Calmon, 1.245 - Centro - Linhares-ES

(27) 2103-1700
Atendimento 24 horas
    
Doação de Orgãos
24/09/2019

Dizer “sim” após a perda de um ente querido pode ser doloroso, mas também pode mudar a vida de milhares de pessoas que esperam por um transplante. A campanha Setembro Verde, realizada ao longo do mês, tem o intuito de sensibilizar a população para a doação de órgãos e tecidos. 


O que pode ser doado?

Quando a morte cerebral acontece há perda irreversível das funções vitais que mantêm a vida, como a perda da consciência e da capacidade de respirar. O indivíduo pode ser um potencial doador de córneas, rins, fígado, coração, pulmão, pâncreas entre outros órgãos e tecidos. Os órgãos são retirados e utilizados para transplante. Ou seja, um único doador pode salvar cerca de oito vidas. Por isso, é necessário informar à família sobre o desejo de doar. Essa atitude sensibiliza o parente a autorizar a doação. 


Como é feito o diagnóstico, para ter certeza da Morte Encefálica?

O Brasil tem hoje o maior sistema público de transplantes do mundo, no qual cerca de 95% dos procedimentos e cirurgias são feitos com recursos públicos e  a legislação brasileira é uma das mais seguras com a exigência de duas avaliações clínicas por médicos diferentes. São profissionais capacitados e não participam das equipes de retirada dos órgãos. É exigido também um exame complementar que mostra ausência de fluxo cerebral e atividade elétrica.


O papel do Hospital nesta causaA Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Rio Doce – HRD, foi instituída em 2002 e visa melhorar a organização do processo de captação de órgãos, identificar melhor os potenciais doadores, promover entrevista familiar mais adequada e melhorar a articulação do hospital com a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) do Espírito Santo (ES), o que viabiliza a ampliação qualitativa e quantitativa da captação de órgãos.Desde que suas atividades foram iniciadas, já foram abertos aproximadamente 70 protocolos de Morte Encefálica e em torno de 20 doações de múltiplos órgãos efetivadas, o que, com essas 20 doações, o número de órgãos captados no HRD, pode ter salvo 160 vidas.


Setembro Verde! O Hospital Rio Doce apoia esta causa!


Seja um doador você também, comunique a sua família!!