Dia Nacional de Atenção à Disfagia

Em alusão ao Dia Nacional de Atenção à Disfagia, a equipe de fonoaudiologia do nosso hospital preparou um informativo de conscientização sobre o tema para ser distribuído para pacientes, acompanhantes e colaboradores da instituição 🏥🩺

Disfagia é a dificuldade de engolir alimentos, líquidos ou saliva, em qualquer etapa do trajeto da boca ao estômago. Pode acontecer em qualquer faixa etária, comprometendo a saúde e o estado nutricional e emocional, impactando negativamente na qualidade de vida.

Dentre as causas estão as mudanças naturais decorrentes do envelhecimento, acidente vascular cerebral (AVE), traumatismo craniano, doença de Parkinson, Alzheimer, distrofias musculares, câncer de cabeça e pescoço, próteses dentárias mal adaptadas, refluxo gastroesofágico grave, e após longos períodos de entubação.

O acompanhamento do paciente com disfagia é realizado pela equipe multidisciplinar. O fonoaudiólogo irá avaliar e tratar as alterações de deglutição, auxiliando na prevenção e redução de complicações de maneira segura e eficaz.

Em nosso hospital contamos uma equipe de fonoaudiólogas capacitadas, oferecendo o melhor tratamento para o bem-estar dos nossos pacientes 💙👩🏻‍⚕️

Notícias

Institucional


Saiba mais sobre nossa história e nosso compromisso social.

Serviços


Conheça os serviços e as especialidades disponíveis:

Amigas da Maternidade


Promovemos o trabalho voluntário na Maternidade do Hospital Rio Doce.