NOTA OFICIAL
Hospital Rio Doce será administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
O Hospital Rio Doce de Linhares passará a ser gerido pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Vitória, a partir do dia 15 de outubro. A medida foi articulada com o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, como solução emergencial para garantir a continuidade da assistência à população de Linhares e região. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (08), durante audiência de conciliação promovida pelo Juízo da Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Linhares, em Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Estadual.
A mudança na gestão ocorre em decorrência da grave crise financeira enfrentada pelo Hospital Rio Doce.
O provedor do hospital, Dalziso Armani, empresário, assumiu a instituição em janeiro deste ano e explica que, desde então, vem buscando soluções estruturais para evitar o colapso da unidade. Confira a declaração:
“Assumi a provedoria do Hospital Rio Doce em janeiro deste ano com o compromisso de buscar soluções para a grave crise financeira que a instituição já enfrentava. Desde então, tratei a gestão com o olhar técnico de um administrador, como se fosse uma empresa que precisava urgentemente de reestruturação. Estudamos profundamente a situação financeira, dialogamos com os órgãos competentes e buscamos alternativas viáveis para manter o hospital em funcionamento.
No entanto, apesar de todos os esforços envidados e da dedicação da nossa equipe, a indesejada realidade se impôs. Atualmente, os repasses financeiros são insuficientes para cobrir os custos reais da assistência prestada, o que nos levou a um déficit insustentável. Essa crise atingiu um ponto crítico na última semana, quando, por falta de médicos, fomos obrigados a anunciar a suspensão temporária dos atendimentos na maternidade.
Chegamos ao limite operacional e financeiro, sem condições mínimas de manter o atendimento com segurança e dignidade à população. Por isso, com responsabilidade e diálogo, entendemos que o mais sensato neste momento é entregar a gestão do hospital a uma instituição com capacidade de continuidade e excelência — como a Santa Casa de Misericórdia de Vitória, cuja atuação já é reconhecida em todo o Estado.
Esta proposta foi construída com o apoio do Governo do Estado e sob mediação do Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual. Nosso único objetivo é garantir que a população continue tendo acesso à assistência hospitalar de qualidade. Fizemos tudo que estava ao nosso alcance. Agora, esperamos que essa nova gestão traga a estabilidade que o Hospital Rio Doce e a comunidade tanto precisam.
Agradeço também a todos os profissionais, médicos, parceiros e colaboradores que seguiram atuando com dedicação, mesmo diante das adversidades”.
O Hospital Rio Doce reforça seu compromisso com a saúde pública, a transparência e a responsabilidade institucional.
Atendimento na Maternidade
O Hospital Rio Doce assegura que a maternidade funcionará normalmente até o dia 17 de outubro, quando a Santa Casa assumirá a gestão.
Paola Nali (Assessora de Comunicação)